13/08/2020

Groningen, a referência holandesa em mobilidade urbana

A cidade de Groningen, localizada ao Norte da Holanda, é uma referência internacional em mobilidade urbana. Com pouco mais de 200 mil habitantes, Groningen é considerada como a Capital de Ciclismo daquele país – cerca de 61% de todas as viagens na cidade são realizadas através do uso de bicicletas.

Essa mudança de mentalidade remonta à década de 70, quando as cidades holandesas começaram a ser dominadas por carros e as realidades locais foram alteradas. A tendência era realizar reformas em vizinhanças antigas que pudessem dar espaço ao deslocamento de veículos para o centro.

No caso de Groningen, o caminho almejado era diferente. Max Van den Berg, um político local, surgiu com uma proposta revolucionária e que seria definitiva para a configuração atual da cidade: o Plano de Circulação de Tráfego (Traffic Circulation Plan). A princípio, houve muita resistência em relação as suas ideias, principalmente por parte das gerações mais antigas, contudo o Plano foi aprovado e colocado em prática.

Sua principal ideia consistia em dividir a área central da cidade em quatro quadrantes (conforme o mapa abaixo), proibindo os motoristas de cruzar seções. Essa condição implica sair da região central e dar a volta no anel exterior à área para poder chegar a outro quadrante.

A medida se mostrou extremamente eficaz para tornar o Centro da cidade um ambiente mais agradável e atrativo para os modos ativos de transporte (caminhada e bicicletas). Viagens que de carro demoravam 12 minutos poderiam ser realizadas, através do uso da bicicleta, em somente dois minutos.

Ou seja, além de diminuir o tempo de viagem, o Plano permitiu descongestionar as áreas centrais de um grande fluxo de veículos, promovendo segurança e conforto para aqueles que optam por formas alternativas de deslocamento na cidade.

No link, confira o vídeo que mostra um pouco sobre a dinâmica de mobilidade na cidade de Groningen.

Via TheCityFixBrasil.

OliBike, simples e gratuito

Desde 2018 a Olimóveis Urbanismo disponibiliza bicicletas para o uso de qualquer pessoa que queira aproveitar a cidade onde fica sua sede, Flores da Cunha, de uma forma diferente daquela vista de dentro de um carro – pedalando. É por acreditar que pequenas intervenções são capazes de gerar grandes melhorias nas cidades que a empresa criou o OliBIKE, um bicicletário localizado numa pequena fração de espaço público que estava em desuso.

O bicicletário é simples e gratuito. Basta seguir o passo a passo abaixo para aproveitar. No site www.olibike.com.br estão disponíveis as regras básicas para o uso, como o tempo máximo de utilização e também o termo de uso. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 18h. Mais informações pelo telefone (54) 3292.3300.

1. Realize seu cadastro no site www.olibike.com.br;
2. Com o seu cadastro confirmado, identifique-se na recepção da Olimóveis (Rua Garibaldi, nº 1020, sala 2);
3. Retire a chave e pronto, você já pode pedalar a sua OliBIKE pela cidade.

Compartilhar: