15/06/2022

França tem o último edifício de Oscar Niemeyer

Trazendo um pouco de inspiração por aqui, porque construir espaços de vida também é inspirar das mais diversas formas!

E hoje vamos viajar para a França, onde recentemente o Château La Coste inaugurou um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer – a última obra concebida pelo arquiteto antes de falecer em 2012.

Localizado em meio a um vinhedo, com paisagem surpreendentemente parecida com a da Serra Gaúcha, a estrutura curva conta com um espaço de galeria envidraçada, acompanhada por um auditório de 80 lugares dentro de um volume cilíndrico. Destacando a conexão do pavilhão com a paisagem, um espelho d’água traz uma nova dimensão ao projeto através da interação da luz e reflexos.

Um exemplo perfeito de construção que aproveita as melhores qualidades do local onde está inserida, tornando paisagem e rotina uma única experiência.

O Château La Coste é um vinhedo na França que abriga mais de 40 obras de arte e arquitetura espalhadas por um terreno de mais de 2 mil metros quadrados. A cada ano, desde sua abertura em 2011, arquitetos e artistas são convidados a visitar o lugar e criar uma obra. Entre os arquitetos que já criaram obras permanentes para o Château La Coste estão Frank Gehry, Jean Nouvel, Tadao Ando e Richard Rogers. Niemeyer foi convidado a projetar uma obra para o local em 2010, mas a construção do projeto só foi concluída recentemente.

O mais recente acréscimo à coleção de obras de arquitetura do Château La Coste é um exemplo dos conhecidos elementos empregados por Niemeyer, como a justaposição de sólidos e volumes transparentes ou o uso da água. No interior, um mural de cerâmica vermelha inspirado em um desenho de Niemeyer adorna a única parede opaca da galeria.

Localizado dentro da plantação, o visitante chega ao pavilhão por um caminho ondulado entre o vinhedo.

Fonte: ArchDaily

Compartilhar: