11/05/2020

Sistema de esgoto pluvial e cloacal passa por testes no Villa Romana

O Loteamento Villa Romana possui infraestrutura qualificada e que atende a legislação e as necessidades dos seus futuros moradores.

Nesta segunda-feira, dia 11, com a proximidade da entrega da primeira fase do empreendimento, foram realizados os testes iniciais para verificação das ligações de redes cloacal (captação do esgoto doméstico) e pluvial (escoamento das águas das chuvas) em ruas e calçadas do projeto.

Nestes testes, os técnicos verificam se as redes não sofreram danos durante a execução de serviços posteriores a sua instalação, além de já serem executadas limpezas, retirando eventuais materiais que tenham ficado nos tubos durante as obras.

Os testes ainda serão repetidos, desta vez com a presença da fiscalização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

 

Saiba mais
O sistema de esgoto do loteamento é formado por duas redes independentes entre si (separador absoluto) – pluvial (para escoamento das águas da chuva) e cloacal (para captação do esgoto doméstico).

Ambas as redes ficam subterrâneas às ruas. Alguns equipamentos ficam aparentes na via pública como as bocas de lobo (aquelas fendas em concreto ou mesmo em grelhas de aço que recolhem as águas que correm pelas sarjetas); e os poços de visita (usados para fazer a ligação das bocas de lobo com as galerias subterrâneas e também permitir suas mudanças de direção, de declividade e de diâmetro das galerias).

Na rede cloacal, uma tubulação de PVC, específica para redes de infraestrutura, conduzirá o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Cada lote possui uma caixa de ligação domiciliar, localizada na calçada ou ao fundo do terreno – devidamente identificada –, possibilitando aos proprietários a ligação diretamente nestas, sem necessidade de fossas ou filtros individualizados.

Compartilhar: