21/01/2021

Que tal 15 minutos de Porto Alegre até a Serra Gaúcha?

A colunista Giane Guerra, do portal GZH, divulgou nesta semana uma notícia que faria muita gente pra lá de feliz. Viajar de Porto Alegre à Serra Gaúcha em menos de 15 minutos em um transporte de alta velocidade que pode percorrer até 1.200 km/h.

Na terça-feira, dia 19, o governo gaúcho e a empresa americana HyperloopTT assinaram um acordo para dar início a um estudo de viabilidade dessa rota de transporte. “Segundo a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, trata-se de uma tecnologia chamada hyperloop que funciona como uma cápsula em um grande tubo a vácuo. É usada propulsão magnética para fazer a cápsula se movimentar, e ela acaba levitando. Sem atrito no movimento, ela atinge uma velocidade altíssima”, cita a matéria.

A multinacional HyperloopTT desenvolve a tecnologia desde 2013, quando o bilionário Elon Musk divulgou um documento com o conceito e provocando empresas a entrarem na ideia. O primeiro teste de viabilidade tecnológica, ainda sem tripulantes, aconteceu em 2014 na unidade da empresa em Toulouse, na França. Outra empresa, a Virgin Hyperloop, testou com passageiros em novembro de 2020. Estados Unidos e Europa estão estudando já regulamentações para o hyperloop.

E aí, será que esse novo transporte pega por aqui?

 

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br.

Compartilhar: