25/08/2020

Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social

De acordo com o IBGE (2010), cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência – isso corresponde a mais de 45 milhões de pessoas. E a inclusão social, aliada a uma boa educação, são instrumentos que determinam a qualidade de vida dessas pessoas, favorecendo o seu desenvolvimento e a construção da sua cidadania.

Por isso é realizada anualmente, sempre em agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O propósito é fomentar o debate e as ações estratégicas voltadas para o destaque da visibilidade e do papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social. E neste ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a Federação Nacional das Apaes promove, nos dias 21 a 28, diversas videoconferências por todo o país com o tema ‘Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social’.

Em Flores da Cunha
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Flores da Cunha também tem movimentado suas redes sociais lembrando a importância da participação da família em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como sua inclusão no trabalho, seus direitos e educação.

No município, as atividades estão ocorrendo de forma virtual, procurando atingir o máximo possível da comunidade, e divulgando orientações e formas de prevenção. Em vídeos diários, a equipe da Apae fala sobre o assunto, e são divulgadas apresentações de dança dos bailarinos cheios de alegria da Apae em cenários diversos da cidade.

A Xaiane Gresseli, de 18 anos, escolheu nosso Parque Romano, no Loteamento Villa Romana, para dançar O Sol, de Vitor Kley. A equipe da Olimóveis Urbanismo ficou imensamente feliz por fazer parte de um momento tão alegre e importante para a Apae do município. Que essas iniciativas sejam vetores de mudanças no olhar para as pessoas com deficiência, no que diz respeito à ética e aos valores morais que dão concretude à existência humana.

Que o protagonismo, o empoderamento e a inclusão social estejam cada vez mais presentes no dia a dia de cada um.

Confira os vídeos da Apae Flores da Cunha na fanpage no Facebook @apaeflores.

Compartilhar: