13/08/2021

Prateleiras virtuais em Flores da Cunha

A pandemia nos trouxe alguns novos hábitos. Para alguns foi ficar mais em casa, para outros, ler mais. Pensando nisso, a Odisseia do Conhecimento, entidade de incentivo à leitura em Flores da Cunha, passou a disponibilizar seu acervo de mais de 3 mil títulos de forma on-line.

Após consultar as disponibilidades sem precisar sair de casa, os livros podem ser retirados em uma espécie de drive-thru. A entrega das encomendas literárias ocorre sempre aos sábados, das 10h ao meio-dia, na sede da entidade (Rua Andrade Neves, junto ao Estádio Homero Soldatelli).

Que tal garantir uma leitura diferente para este final de semana? Acesse AQUI a plataforma Biblivre e realize a reserva pelo Whatsapp (54) 9.9700.7277.

Sobre a Odisseia do Conhecimento
Tornar o acervo público na internet era um plano dos voluntários antes mesmo da pandemia. Em novembro de 2019, a Odisseia do Conhecimento inaugurou sua sede física, concedida pela prefeitura municipal e reformada com a ajuda de cerca de 40 patrocinadores.

O objetivo era expandir o projeto, que antes se restringia aos alunos de 15 escolas de Flores da Cunha e uma em Nova Pádua, para a comunidade em geral, além de ser local para atividades, oficinas, palestras e workshops literários. Para centralizar o acervo – parte espalhado pelos colégios, parte nas casas dos voluntários –, o grupo recolheu os livros, no fim daquele ano, a fim de cadastrá-los e disponibilizá-los ao público no ano seguinte. Mas o vírus impossibilitou a ideia de sair do papel e aumentou a necessidade de torná-la digital. “Agilizamos o cadastramento para poder abrir de forma organizada, respeitando as normas de saúde. Também é preciso cuidar da mente. É um momento muito propício para a leitura”, comenta o presidente, Maico Vinícius Ferraz de Lima.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal O Florense.

Compartilhar: