25/08/2016

Pra olhar a imensidão

No dia 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava, para os legisladores de Veneza, um de seus primeiros telescópios, com uma ampliação de cerca de 8x ou 9x.

Passados 407 anos, a China quer ser a detentora do maior telescópio já visto. Iniciada em 2015, a construção do Radiotelescópio Esférico de 500 metros de Abertura (ou FAST, na sigla em inglês) já começou no país e deverá ser concluída ainda este ano.

O FAST está sendo erguido em uma cratera natural e composto por 4.600 painéis triangulares, que poderiam ser movidos para alterar a forma de sua superfície refletora, permitindo digitalizar grandes áreas do céu.

Os astrônomos, inclusive, pretendem descobrir milhares de novas galáxias e objetos a até 7 bilhões de anos-luz de nosso planeta.

A construção chinesa fica em uma região afastada na província de Guizhou, ao sul do país. Quando terminado, o telescópio será três vezes mais sensível que o Observatório de Arecibo, em Puerto Rico, detentor atual do título de maior radiotelescópio fixo do mundo. Ao contrário de Arecibo, que tem uma curvatura esférica fixa, FAST usará ótica ativa.

 

Mais fotos:

Compartilhar: