11/01/2021

Paris transformará a Champs-Élysées em um grande jardim

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um plano de 250 milhões de euros para reformar um dos pontos turísticos mais famosos da França – a Champs-Élysées. Frequentemente referida como a avenida mais bonita do mundo, a Champs tem 1,9 km de comprimento e a ideia é transformar toda a área em um grande ‘jardim extraordinário’, oferecendo um local de experiência e contemplação para parisienses e turistas.

Projetados pelo escritório de arquitetura PCA- Stream, os planos de reforma não sairão do papel antes dos Jogos Olímpicos de Verão, marcados para 2024. O projeto inclui a redução de veículos pela metade, a transformação de vias em áreas verdes destinadas aos pedestres, e a criação de túneis verdes, onde as árvores ajudarão a melhorar a qualidade do ar na área, que está bastante poluído.

De acordo com o PCA-Stream, de forma geral, a área localizada entre a Praça da Concórdia e o Arco de Triunfo terá sua qualidade de uso ampliada nos próximos anos por meio da redução de incômodos como ruídos, calor e tráfego de automóveis, além de melhorar o conforto pela qualidade do ar e espaços que serão devolvidos aos pedestres.

O escritório ainda complementa que o local será “reinventado”, ganhando a função de uma praça pública para turistas e parisienses que vão até lá contemplar o Arco do Triunfo. Na avenida, a experiência do passeio será qualificada, uma vez que os pedestres poderão passear para cima e para baixo pelo bulevar histórico, em um ambiente muito melhorado pela redução do tráfego motorizado.

Um destino histórico
A Champs-Élysées foi originalmente planejada em 1667 por André Le Nôtre como uma extensão dos Jardins das Tulherias. E agora, definitivamente, a capital parisiense está querendo trazer este local para o Século 21. “Hoje pode até ser conhecido como um local de consumismo, poluído e congestionado, mas a ideia é transformá-lo em um espaço verde, ecológico, desejável e até inclusivo”, valoriza a prefeita Anne Hidalgo.

Ela também adianta que este não será o único projeto do gênero que Paris verá, pois há outro considerando a Torre Eiffel e seus arredores.

 

Fonte: www.designboom.com.

Compartilhar: