09/09/2020

Paris inaugura maior fazenda urbana em telhado

As metrópoles verticalizaram nosso modo de viver, mas com criatividade vamos encontrando soluções e abrindo espaços. Já usamos as coberturas de prédios para festas, como área de lazer e, agora, é cada vez mais comum também o cultivo de plantas e alimentos.

Em Paris, capital da França, acaba de ser inaugurada a maior fazenda urbana do mundo. O projeto está instalado no topo do centro de exposições Paris Expo Porte de Versailles, no limite do bairro de Marais. Com 14 mil m² de extensão, a fazenda abrigará mais de 30 espécies e produzirá cerca de mil quilos de frutas e vegetais por dia. Os produtos serão usados no restaurante e bar do local, que terão capacidade para 300 pessoas.

Batizada de Nature Urbaine, a fazenda será administrada por cerca de 20 agricultores, que usarão métodos totalmente orgânicos, sem uso de pesticidas ou produtos químicos. Além disso, contará com seu próprio sistema de produção vertical, que faz uso de água encanada, sem nenhuma terra. Segundo os responsáveis, esse sistema reduz a produção de poluentes.

Além de abastecer o restaurante local, os alimentos da fazenda também poderão ser adquiridos pelos habitantes da região Sudoeste de Paris. “As entregas serão feitas diretamente, por meio de clubes de assinatura ou via lojas, hotéis e cantinas”, afirma Pascal Hardy, fundador da Agripolis, empresa de agricultura urbana responsável pelo projeto, em entrevista ao The Guardian. “Dessa maneira podemos diminuir a emissão de carbono gerada pela produção dos alimentos. No futuro, gostaríamos que todos os telhados da cidade fossem cobertos por fazendas urbanas, tornando a cidade mais sustentável”, complementa.

A fazenda também oferecerá vários serviços relacionados à agricultura urbana, incluindo tours educacionais, workshops e eventos especiais. Os habitantes da região ainda poderão alugar lotes de espaço da fazenda para produzir seus próprios alimentos. E os turistas ainda terão uma bela vista panorâmica de Paris.

Segundo Hardy, a fazenda deve se tornar financeiramente sustentável em um ano. “Se pudermos criar um modelo que seja comercialmente viável, em vez de depender da boa vontade e dos subsídios, isso servirá de base para os próximos projetos desse tipo”, diz.

A fazenda faz parte do projeto Parisculteurs. O governo local se comprometeu a plantar, até o final de 2020, cerca de 100 hectares de vegetação na capital francesa, sendo que um terço deve ser voltado à agricultura urbana.

Compartilhar: