17/11/2016

Para aproveitar o terreno

Construir em terrenos com aclive ou declive pode parecer difícil. Mas com criatividade e uma dose de ousadia chegamos à arquitetura dos sonhos. Uma das vantagens de aproveitar topografias assim, é que os terrenos em declive geralmente ficam no alto de morros e oferecem uma vista incrível. Outro ponto positivo é a estética das edificações, que permite um projeto todo esculpido no terreno, integração com a natureza e privacidade para ter grandes aberturas e varandas sem nenhum obstáculo para o horizonte. Selecionamos alguns projetos aqui no blog e muitos outros no nosso Pinterest para você se inspirar.

Design – Um terreno em morro deve ter sua inclinação aproveitada. Em grandes altitudes, a vista é privilegiada, fator que pode ser aliado ao projeto. Belíssimas casas pelo mundo são feitas nos lugares mais inóspitos e, o que parecia ser um problema, se torna o grande diferencial de um projeto.

Aproveitando a inclinação – Pode ser um grande aliado na irrigação. Canalizando as águas de lavagem, como por exemplo, da máquina de lavar roupa, pode se ter o jardim sempre úmido.

Jardins – No plantio da vegetação, fica mais fácil explorar as texturas e cores das plantas, pois criam-se planos e uma não esconde a outra. A vegetação, inclusive, pode ser usada como disfarce para o desnível do terreno. Outra opção ainda é inserir quedas de água que, justamente pelo desnível, ficarão bem naturais.

Mais fotos:

Compartilhar: