05/06/2020

No Dia Mundial do Meio Ambiente, pense um mundo melhor no pós-pandemia

Habitualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, se torna uma semana para pensar nas nossas ações em relação ao meio ambiente – e sempre ter a certeza que podemos fazer mais.

Neste ano, a data viu suas programações se tornarem virtuais e ganharem uma nova reflexão sobre o momento atual, destacando a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta, buscando entender como construir um mundo melhor no pós-pandemia.

Afinal, nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, Denise Hamú.

Parque Romano, o destaque urbanístico do Loteamento Villa Romana.

Na Olimóveis*
Temos ciência dessa interdependência e se a interferência do ser humano na natureza é inevitável, o impacto pode – e deve – ser diminuído com a utilização dos mais variados recursos. Nossos empreendimentos contam com diversos desses instrumentos:

– A arborização urbana em frente aos lotes auxilia na diminuição da intensidade do vento, contribui para a reprodução de algumas espécies animais, para a recarga hídrica, entre outros benefícios como a diminuição da poluição sonora e atmosférica. São sempre eleitas plantas nativas que melhor se adaptam a cada região.

Loteamento Villa Toscana, em Flores da Cunha.

Áreas de Preservação Permanente (APPs) são valorizadas ou revitalizadas, conforme a necessidade de cada projeto. Procuramos sempre respeitar o relevo, contando com a manutenção dos recursos hídricos e proporcionando locais mais agradáveis de se viver. Essas áreas contam com placas educativas que têm como objetivo servirem como fonte de informação aos moradores e visitantes.

Loteamento Villa Toscana, em Flores da Cunha.

– O sistema de tratamento de efluentes denominado de ETEs – Estação de Tratamento de Efluentes, trata os efluentes gerados no ambiente doméstico (banheiros, pias, áreas de serviço), conta com estrutura de rede coletora do tipo separador absoluto e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Desta forma, o esgoto gerado é coletado e tratado, reduzindo o impacto nos recursos hídricos.

– Quando um empreendimento é entregue, a Olimóveis segue o acompanhando por um tempo. Neste período, são realizadas diversas edições do Projeto de Educação Ambiental, que inclui clientes e corretores com a distribuição de mudas de plantas nativas e sacolas ecológicas. É um momento importante que usamos para ressaltar a importância do plantio de árvores, além da separação e redução de resíduos.

Ação em Nova Hartz, onde fica o Loteamento Baviera.

Palestras educativas com os funcionários que atuam diretamente nas obras também são realizadas incentivando que se pense na natureza como um hábito diário. Fauna e flora, uso de EPIs e o cumprimento das condicionantes ambientais estão sempre em pauta.

Projeto de Educação Ambiental com doação de mudas.

– As ações socioambientais são iniciativas que respeitam o meio ambiente, com políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Priorizamos a inclusão de espaços como praças, parques e espaços de convivência, além de ciclovias, por exemplo. Criamos também o OliBIKE, um bicicletário com sistema simples e gratuito para incentivar o deslocamento ativo com a utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade. Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.

OliBike disponibiliza bicicletas de forma gratuita.

* Essas ações citadas acima podem variar dependendo da legislação vigente em cada cidade onde o empreendimento está inserido.

Recicle com a Apae
Além dessas ações nos loteamentos, no escritório da Olimóveis também incentivamos a equipe a pensar na natureza. Mensalmente reunimos materiais que são doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para reciclagem. Saiba mais sobra a ação na fanpage da Apae Flores da Cunha.

Compartilhar: