27/01/2020

Meio ambiente: designer cria embalagem sustentável de pasta de dente

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores e propõe uma reflexão do quanto se é desperdiçado com envoltórios e enfeites.

Batizado de ‘Coolpaste‘, trata-se de uma embalagem de pasta de dente sustentável e ‘eco-friendly’ (amigável ao meio ambiente). A embalagem conta com um design moderno, limpo e durável, podendo ser transportada por longas distâncias e empilhada nas prateleiras sem risco de romper. Para o projeto acadêmico, Allan pegou como base o design do creme dental da Colgate, que foi remodelado e repensado.

A caixa de papel que guarda o produto final foi eliminada sem afetar a integridade da pasta de dente, reduzindo o desperdício e tornando-o mais leve. Por fim, o design minimalista eliminou o uso de tintas químicas que colorem a embalagem, que são nocivas e demoram a decompor na natureza.

O Coolpaste foi apresentado na universidade como um produto não apenas reciclável, mas também biodegradável. Recomenda-se que seja suspenso no ar ao invés de empilhado. Essas características somadas resolveriam questões logísticas e ambientais para marcas globais de creme dental, caso implementadas.

Como reduzir nosso lixo?
Mudar alguns hábitos dentro de casa também agrega força a ideias como a da Coolpaste e é um importante começo para diminuirmos o lixo que produzimos. Confira algumas dicas:

– Se possível, ande sempre com uma mochila ou bolsa para transportar seu copo reutilizável, canudo de inox e ecobags;

– Opte por uma marmita de metal ou de vidro;

– Ao consumir bebidas, sempre escolha a versão em latas;

– A dica acima também vale para alimentos (em conserva, extratos), escolha os produtos em latas ao vidro e qualquer um deles ao plástico;

– Reutilize os frascos de vidro para comprar a granel;

– Compre pão fresco em sacos de pano ou de papel;

– Escolha vinhos com rolhas naturais e não plásticas;

– Evite frutas em embalagens plásticas e com adesivos plásticos.

Compartilhar: