03/08/2020

Mais verde para a sua casa (e vida)

Em tempos de prevenção à Covid-19, muitas pessoas retomaram uma prática que estava se perdendo – cultivar plantas em casa, num apartamento ou mesmo no quintal de casa. O tempo que antes não se tinha para dar atenção a um ser vivo verdinho parece que foi reencontrado por muitas pessoas que sentiram a necessidade de ter mais natureza próxima – para muitos a liberdade é simbolizada pelo verde.

E se você faz parte desse time, reunimos cinco boas dicas para você eleger a espécie perfeita para o seu ambiente. Com um pouco de dedicação, os benefícios serão muitos. As plantas decoram com classe, limpam o ar e promovem o bem-estar, tudo de uma só vez!

1. A planta que cabe na sua rotina
Pode ser que você ame o visual dos cactos, mas, às vezes, as orquídeas se encaixam melhor na sua rotina. É importante perceber os seus hábitos antes de comprar uma plantinha. Há quem se dê melhor com regas regulares do que com aquelas espécies que exigem pouca água. Verifique se as plantas que você tem em mente exigem cuidados diários, semanais ou quinzenais e escolha o que é melhor para você. Dessa forma, você não vai deixá-las morrer com facilidade.

2. Segure as expectativas
Existem várias pesquisas que apontam os benefícios de cada espécie. A babosa, por exemplo, faz parte das receitas de muitos cosméticos e até purificadores de ar. Porém, não deposite muita expectativa nas plantinhas. Além disso, estude sua casa antes de chegar à loja com ideias em mente. É importante posicionar as plantas em um local arejado e que receba uma boa dose de luz natural.

3. Não comece com os vasinhos pequenos
A chance de você esquecer de cuidar de uma planta pequena é bem maior em comparação com as espécies grandes. Além disso, quanto mais delicadas, mais cuidados exigem. Saiba que as raízes maiores oferecem maior chance de recuperação, caso você cometa algum erro.

4. Compre em lojas especializadas
Em lojas maiores, com vários departamentos, pode ser mais difícil encontrar informações precisas. Os estabelecimentos menores, por outro lado, podem até ter um número de espécies limitado, mas é certeza que os funcionários saberão o que é melhor para cada uma.

5. Não tenha medo de perguntar e busque por informação
Caso sua planta comece a murchar, não se desespere em adicionar mais água. Procure alguém que entenda bastante e verifique as informações online. A internet é cheia de dicas, mas tenha certeza de que as recomendações são apropriadas para o local onde você vive, uma vez que o clima afeta diretamente no desenvolvimento natural.

 

Compartilhar: