29/09/2016

Madeira + concreto

Cinquenta e três metros. Esta é a altura da mais alta torre híbrida já projetada e que está sendo erguida em Vancouver, no Canadá. Com projeto do escritório Acton Ostry Architects (https://www.actonostry.ca), o edifício de 18 andares será a residência estudantil de mais de 400 alunos da Universidade de British Columbia. As obras iniciaram em novembro do ano passado e estima-se que serão concluídas em meados de 2017.

O projeto, de cerca de US$ 51,5 milhões, demonstra os benefícios de um projeto híbrido que combina madeira e concreto, com custos que são comparáveis a qualquer estrutura de concreto e aço. Segundo os arquitetos responsáveis, todos os elementos foram pensados e fabricados para serem encaixados na estrutura, como se fossem peças de Lego.

A construção da torre é composta por uma base de concreto de um pavimento de altura e os 17 andares de madeira que no topo trazem uma viga de aço pré-fabricada e uma plataforma metálica.

Após a conclusão dos núcleos de concreto, prevê-se que a estrutura e fachada de madeira serão construídas a uma velocidade de um pavimento por semana. A rapidez na construção é resultado do uso de materiais pré-fabricados, incluindo painéis CLT, pilares de madeira laminada colada, conectores e elementos de fachada metálicos.

Confira algumas fotos deste incrível projeto:

Compartilhar: