10/07/2020

Julho Sem Plástico pede para reduzirmos nosso consumo

 

Coloque no seu dia a dia sacolas retornáveis para as compras e xícaras ao invés de copos plásticos!

Ele pode até passar despercebido, mas está na composição de quase tudo no nosso dia a dia: nas embalagens, nas roupas e até nos carros. O plástico, derivado do petróleo e existente em diversas formas, começou a ser produzido nos anos 50 e se acumula até hoje, pois demora cerca de 400 anos para começar a se decompor.

Aliás este é o motivo pelo qual o plástico é um dos principais componentes de poluição do meio ambiente e neste mês motiva o movimento Julho Sem Plástico. Segundo dados do Banco Mundial, divulgado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico brasileiro são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento. Outros 7,7 milhões de toneladas vão para aterros sanitários. Além de mais de 1 milhão de toneladas que sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.

De acordo com o estudo da WWF, se continuar assim, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km². Diante dos dados, pessoas preocupadas em diminuir os impactos no mundo se unem para tentar mudar o futuro do planeta.

#JulhoSemPlástico
Assim em 2011 surgiu na Austrália o movimento Free Plastic July, com o objetivo de incentivar práticas que levam a um dia a dia sem – ou pelo menos com reduzido – consumo de plástico. O motivo é simples, os plásticos são consumidos apenas uma vez e logo descartados, gerando muito lixo.

De forma global, a iniciativa ajuda pessoas a serem parte de uma solução para a poluição, oferecendo ideias e recursos que podem ser praticados no dia a dia.

Dicas
Nós da Olimóveis Urbanismo temos no nosso dia a dia alguns itens que incentivam o uso de menos plástico e separamos algumas dicas pra você repensar seu uso e aproveitar a campanha #JulhoSemPlástico para mudar alguns hábitos.

– Utilize sacolas retornáveis
Tenha sempre uma sacola de pano ou retornável com você, assim você não vai precisar usar sacolas de plástico com muita frequência. A Olimóveis tem alguns modelos dessas sacolas que são entregues para parceiros e clientes.

– Priorize compras a granel
Você pode comprar arroz, feijão, farinhas, frutas, vegetais e muito mais em lojas a granel, que os vendem em grandes recipientes, sem embalagens fracionadas. Leve de casa saquinhos de tecido e/ou potes reutilizáveis.

– Evite comprar frutas embaladas em plástico
A melhor proteção para frutas e legumes é a própria casca. Nenhuma casca demora milhares de anos para se biodegradar! Use os saquinhos de feira reutilizáveis.

– Tenha alguns utensílios de reuso com você
Ter um kit zero lixo poupará o uso de muito plástico ao longo do seu dia. Canudo (de vidro, bambu ou inox), garrafinha de água e talheres são alguns exemplos. No trabalho, tenha sua xícara e dispense o uso dos copos plásticos.

– Substitua o papel filme e alumínio por embalagem de cera
Se você ainda não conhece embalagens de cera, precisa! Como um tecido, ele adere ao formato que quiser, é reutilizável (dura muito!) e biodegradável.

– Utilize potes de vidro em sua cozinha
Para armazenar alimentos na geladeira, guardar os biscoitos na dispensa, levar marmita ou guardar temperos, os potinhos de vidro são as melhores opções – além de serem muito mais resistentes.

– Substitua a esponja sintética pela bucha vegetal
As esponjas sintéticas demoram milhares de anos para se decompor e geram enorme impacto ambiental, enquanto as buchas vegetais são frutos de uma planta – isso mesmo! – e, por isso, são biodegradáveis e compostáveis. Ficou fácil de escolher, né?

– Troque cotonetes comuns pelos de papel
Hoje em dia já é fácil encontrar em farmácia os cotonetes com hastes de papel e eles têm o mesmo preço dos convencionais.

– Evite gomas de mascar
Os conhecidos ‘chicletes’ contém plástico na sua fórmula, sabia? Demoram muito tempo para se decompor, fazem mal para os dentes e para o meio ambiente. Melhor não!

– Conheça o ponto de coleta de materiais recicláveis mais próximo e recicle
Se tivermos que utilizar o plástico, devemos garantir que ele está indo para o destino certo. Por isso, separe seu lixo corretamente, descubra o ponto de coleta de recicláveis mais próximo de você e certifique-se de que eles estão sendo reciclados.

Em Flores da Cunha, a Apae faz um trabalho de reciclagem e ainda consegue agregar sua renda do mês. A equipe da Olimóveis mensalmente entrega itens para reciclagem na entidade.

 

Compartilhar: