07/06/2018

Dia mundial do meio ambiente

No dia 5 de junho foi comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. A preocupação da comunidade internacional tem se voltado para um tema de grande importância e com amplo impacto no nosso dia a dia: o uso do plástico. Você sabia que o plástico representa 10% de todo o lixo que produzimos? E que sua decomposição na natureza pode demorar séculos?

A inclusão do plástico das tarefas diárias facilitou, e muito, as nossas vidas. No entanto, o descarte inadequado destes produtos gera imensos danos ao meio ambiente, uma vez que o plástico não é um produto biodegradável. Se não for corretamente encaminhado para reciclagem, poderá gerar consequências muito ruins, como o acúmulo de lixo no fundo dos oceanos.

Para ampliar o debate, a ONU Meio Ambiente lançou essa semana, na Índia, a campanha #AcabeComAPoluiçãoPlástica. O objetivo do projeto é mobilizar a sociedade para a diminuição da produção e do consumo de produtos plásticos, que representam atualmente cerca de 10% de todos os resíduos produzidos pelo homem.

Para além das políticas públicas desenvolvidas sobre o tema, é importante termos consciência do quanto nossas ações são importantes para diminuir o consumo de plástico na nossa casa, na nossa cidade, em nosso país. Será que aquele canudinho para o suco ou para a garrafa d´água é mesmo necessário? Será que não temos como evitar aquele copinho plástico de café? E aquela embalagem de isopor na padaria ou no mercado, não poderia ser substituída por um saco de papel? Não podemos repor água em garrafinhas de plástico ou de vidro, ao invés de comprar uma nova garrafa toda vez que saímos de casa?

Aqui vão algumas dicas para diminuir o consumo de plástico no nosso dia a dia!!

Mais fotos:

Compartilhar: