03/06/2020

Dia Mundial da Bicicleta celebra meio de transporte sustentável e flexível

Neste 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, o meio de transporte está sendo comemorado em duas mãos: como uma forma saudável de exercício e de movimentação autorizada durante a crise global de Covid-19.

Com a restrição sobre a maioria de atividades e movimentos por causa do isolamento social, o transporte sobre duas rodas tornou-se também uma oportunidade de recreação para muitas pessoas em grandes centros urbanos.

 

Aluguel
As bicicletas são confiáveis, ambientalmente corretas e podem ser adquiridas, em muitas partes do mundo, por um preço acessível. Várias cidades estão investindo nesse meio de transporte com bicicletas de aluguel.

O município de Milão, na Itália, por exemplo, anunciou que transformará 35 km de ruas em ciclovias e espaços para caminhada assim que as restrições associadas à pandemia forem suspensas.

Além disso, a bicicleta deverá ser parte ativa das ações de recuperação da pandemia. Pedalar ajuda na promoção de cidades saudáveis e de cidadãos ativos. A bicicleta também evita a poluição causada por carros e outros veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Cidades do futuro
Neste Dia Mundial da Bicicleta, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede a governos que melhorem a segurança nas estradas e nas ruas para proteger os ciclistas e integrá-los em projetos de infraestrutura e transporte.

Para a ONU, medidas para salvaguardar pedestres e ciclistas devem ser parte do planejamento das cidades para o futuro. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ajuda governos e partes interessadas em países em desenvolvimento a investirem em ciclovias e outros passos de infraestrutura para a maioria das pessoas: que caminham e andam.

O Dia Mundial da Bicicleta foi declarado pela Assembleia Geral em 2018.

Fonte: ONU.

Vá de bike, vá de OliBIKE
Desde 2018 a Olimóveis Urbanismo disponibiliza bicicletas para o uso de qualquer pessoa que queira aproveitar a cidade de uma forma diferente daquela vista de dentro de um carro – pedalando. É por acreditar que pequenas intervenções são capazes de gerar grandes melhorias nas cidades que a empresa criou o OliBIKE, um bicicletário localizado numa pequena fração de espaço público que estava em desuso.

O espaço e as bikes são organizados e patrocinados pela Olimóveis, que criou um sistema simples e gratuito para incentivar o deslocamento ativo com a utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade. Por enquanto são três bikes disponíveis, e o espaço OliBIKE é uma versão beta, ou seja, ainda está em fase de desenvolvimento. Por isso ajustes sempre são feitos, bem como o incentivo para que os usuários façam seus comentários, críticas ou sugestões para melhorar o serviço que é inédito em Flores da Cunha.

Como utilizar o OliBIKE?
O bicicletário é simples e gratuito. Basta seguir o passo a passo abaixo para aproveitar. No site www.olibike.com.br estão disponíveis as regras básicas para o uso, como o tempo máximo de utilização e também o termo de uso. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 18h. Mais informações pelo telefone (54) 3292.3300.

1. Realize seu cadastro no site do OliBIKE;
2. Com o seu cadastro confirmado, identifique-se na recepção da Olimóveis (Rua Garibaldi, nº 1020, sala 2);
3. Retire a chave e pronto, você já pode pedalar a sua OliBIKE pela cidade.

Compartilhar: