08/06/2020

Dê vida a quem precisa, seja um doador de sangue

No dia 14 de junho lembra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, por isso o mês foi intitulado Junho Vermelho no Brasil, encabeçando uma campanha nacional para incentivar a doação de sangue.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% da população brasileira é doadora – a recomendação do órgão é que essa porcentagem esteja entre 3% e 5% para que um país possua um estoque seguro de sangue.

A situação fica ainda mais difícil em tempos de Covid-19 – os bancos de sangue de muitos Estados tiveram redução significativa nos estoques. Contudo, o ato de doar sangue é seguro e não há riscos para quem doa, basta tomar os devidos cuidados de distanciamento e higienização. 

Somos doadores
Quem doa sangue, doa uma nova oportunidade de vida. Por isso a equipe da Olimóveis Urbanismo se mobilizou na última sexta-feira, dia 5, para uma doação em conjunto com o objetivo de ajudar quem precisa e também de incentivar que outras empresas organizem suas equipes para fazer o bem.

Pessoas com qualquer tipo sanguíneo podem realizar doações (leia mais abaixo), então procure o hemocentro mais próximo de você e seja um doador regular.

Equipe da Olimóveis doadora da vez: Felipe Lazzeri, Nata Francisconi, Joel Lanzarin e Camila Baggio.

Como doar
O Banco de Sangue de Caxias do Sul está atendendo com horário agendado pelos telefones (54) 3027.8600 ou (54) 9.9113.4710 (WhatsApp). O horário de funcionamento é das 8h às 18h de segundas a sextas-feiras; e das 7h30min às 12h aos sábados.

O Banco fica na Rua Garibaldi, nº 476, no Edifício Centro Médico Pasteur e possui até serviço de caronas para grupos doadores – a Kombi, mais conhecida como ‘Kombosa do Bem’, está disponível para grupos de até quatro pessoas que precisem deslocar-se de um mesmo ponto até o local de doação. O transporte ida e volta é oferecido gratuitamente, também sob agendamento.

No Hemocentro Regional de Caxias do Sul o contato pode ser feito pelo (54) 3290.4543 ou via WhatsApp, no (54) 9.8418.8487. O horário de funcionamento é de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, nº 2.260, no Centro de Caxias.

O que é preciso para doar
— Apresentar documento oficial com foto.
— Estar bem de saúde.
— Idade entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal do responsável legal).
—Peso acima de 50kg.
— Não ter contraído hepatite viral após os 11 anos de idade.
— Não ter diagnóstico de Doença de Chagas.
— Não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Fatores que impedem a doação
— Ter ingerido comidas gordurosas em menos de três horas.
— Ter fumado em menos de 1 hora.
— Ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h.
— Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).
— Estar gripado – é necessário aguardar 15 dias após o término dos sintomas.
— Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva em menos de 12 meses.
— Ter feito alguma vacina em menos de 30 dias.
— Ter realizado algum procedimento endoscópico em menos de seis meses.

Compartilhar: