12/08/2022

Conheça o Complexo Trastevere, projeto que tem o Parque Romano como vizinho

Poderia muito bem ser um novo empreendimento em Flores da Cunha! Mas, por enquanto, é o Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo da futura arquiteta da Olimóveis Urbanismo, Júlia Machado da Silveira.

Para finalizar a graduação, Júlia projetou o Complexo Trastevere, uma edificação multiuso que abrange o setor corporativo, gastronômico e de lazer em um único local. Isso tudo com uma vista bem especial, o Parque Romano, junto ao Loteamento Villa Romana, em Flores da Cunha. O próprio nome faz alusão à via que circunda o Parque – Rua Trastevere.

A escolha do local que integra o projeto levou em conta uma série de fatores. O terreno bem do ladinho do Parque está localizado em um novo bairro, com potencial para se tornar uma nova centralidade – o Villa Romana possui Zona Mista, o que permite uma vida completa para morar, trabalhar e viver.

“Além disso, existe a facilidade de acesso por vias principais e está próximo ao Centro da cidade. O local ainda tem uma paisagem notável: proximidade com Áreas Verdes e ao lado do único Parque Urbano Municipal. A área é de grande visibilidade, com fluxo de pedestres, ciclistas e automóveis devido ao Parque Romano. Existe a futura ligação com a Avenida 25 de Julho, por meio de ciclovia, projeto em tramitação na Câmara de Vereadores. E o entorno imediato é de caráter público”, explica Júlia.

Características não faltaram para encontrar no Villa Romana o local ideal para o Complexo Trastevere. Nele o objetivo da futura arquiteta foi dinamizar a vida urbana, agrupando diversas atividades em um único local, bem como incentivar a expansão e o crescimento urbano nas proximidades do local de implantação do Complexo.

“O Trastevere busca fomentar a utilização de espaços devidamente pensados com foco no uso corporativo e demais atividades que agregam qualidade a este setor, atualmente inexistentes no município de Flores da Cunha e que apresenta uma demanda por meio dos novos moldes da vida cotidiana”, complementa.

O Complexo Trastevere
O projeto final surgiu em volumetrias que acompanham a topografia do terreno, interferindo minimamente nela, e com um espaço de pilotis que se abre para o Parque Romano e cria conexões com ele. Terraços surgem com o intuito de possibilitar visual para o Parque de todos os ângulos de edificação, melhorando a insolação e ventilação.

O programa é distribuído de forma a manter o fluxo de pessoas sempre ativo e em uso, fachadas ativas e olhos para a rua e para o Parque. Entre os ambientes pensados para o local estão salas corporativas de diversos tamanhos, salas multiuso, brinquedoteca, espaço fitness, sala comercial, auditório, wine bar, cafeteria e bistrôs, além de espaço para eventos e estacionamento no subsolo.

Pensando no conforto ambiental do local, a maior parte dos ambientes recebe insolação natural e controla-se a mesma através de chapas metálicas perfuradas que funcionam como brises, essa solução ainda consegue equilibrar permeabilidade visual e privacidade.

Confira o projeto em vídeo!

Um projeto lindo, que coube perfeitamente nas características do Villa Romana e demonstra a versatilidade deste que é o maior projeto de urbanização de Flores da Cunha, com a qualidade da Olimóveis Urbanismo.

A nota da Júlia, foi 10, claro! Parabéns, Júlia!

Compartilhar: