23/09/2022

Conheça a nova sede da Olimóveis Urbanismo, em Flores da Cunha

Um lugar é muito mais que sua estrutura e espaço físico. Ele representa uma forma de ver o futuro, uma perspectiva, um projeto compartilhado.

Por isso em 2021 a sede da Olimóveis Urbanismo iniciou uma reforma completa que, por pouco mais de seis meses, transformou o ambiente criado em 1993, no Centro de Flores da Cunha.

A reforma surgiu da necessidade de alinhar o dia a dia da equipe, com mais conforto e espaços devidamente pensados para o cotidiano, com uma nova fase da empresa, mais madura e com novas perspectivas e formas de projetar. O aumento do quadro de funcionários também foi fundamental para a mudança, que acaba ladeando os 30 anos da empresa, comemorados em 2023.

Quem nos fala mais sobre a reforma é a nossa arquiteta Júlia Machado da Silveira, que coordenou o trabalho juntamente com outros colegas da equipe técnica da Olimóveis.

“Inicialmente, pensamos em um layout completamente novo, mais amplo e integrado, porém setorizado de acordo com as áreas de atuação. Algumas prioridades serviram como norte para as tomadas de decisão como salas de permanência diária com iluminação e ventilação naturais; salas para atendimento e reuniões; espaços distintos para as áreas administrativa e financeira e área técnica; bem como novos espaços de cozinha e banheiros”, explica.

Todas essas premissas apontadas pela Júlia foram comportadas num espaço generoso que já tínhamos e que não era pensado de forma que pudéssemos usufruir de todo o seu potencial. A reforma abrangeu troca de piso, móveis, estofados, divisórias, piso-teto, iluminação, pintura, gesso, sistema de ar condicionado, elétrica, hidráulica e também de fachada.

Setorizados, mas juntos
Permitindo uma concentração maior necessária para as demandas do dia a dia, a área técnica fica hoje em uma mesa em ilha na parte central do escritório. As áreas administrativa, financeira e comercial, bem como a sala da diretoria, receberam divisórias piso-teto de vidro, permitindo privacidade, mas também permeabilidade visual e fluidez.

A sala de reunião e atendimento pode ser dividida em dois espaços menores, com acesso exclusivo e sem a necessidade de interferir na área de trabalho da equipe.

“Um espaço multiuso foi criado para momentos mais leves do dia, mais aconchegante, informal e espaçoso, esse espaço recebe desde reuniões, treinamentos e videochamadas até confraternizações, comportando toda a nossa equipe. Esse local é integrado com a cozinha, mas também recebe privacidade com uma divisória em portas de correr”, acrescenta Júlia.

Em todos os espaços foram priorizadas cores neutras, como cinza e branco para os móveis e para o piso vinílico e preto para os detalhes em chapa expandida, esquadrias, estruturas metálicas e sinalética.

Os 12 critérios para um bom espaço público

Muitos dos detalhes do projeto foram inspirados no livro ‘New City Life’, de Jan Gehl, onde são retratados os 12 critérios para determinar um bom espaço público. Entre esses critérios está a proteção contra experiências sensoriais desagradáveis, espaços para caminhar, para sentar e de permanência, possibilidade de observar, oportunidade de conversar, entre outros. Você pode ler mais sobre o assunto AQUI.

Os fundamentos estão reproduzidos nos espaços e também de forma lúdica por meio da sinalética proposta para o escritório, que representa nos patterns os 12 elementos.

“Esses critérios acabam traduzindo um bom espaço público e têm tudo a ver com o que a Olimóveis busca nos seus projetos. Adicionamos cor nas plantas suspensas que estão distribuídas por todo o escritório”, enfatiza a arquiteta Júlia.

Por fim, a fachada da Olimóveis ganhou uma cara nova, com pintura cinza escuro em todo o térreo do edifício onde nos localizamos, criando essa distinção entre comercial e residencial. O letreiro que identifica a empresa foi atualizado, tornando-se mais ‘clean’ e iluminado.

Destacamos também nosso desejo de manter uma fachada ativa, integrando um planejamento urbano moderno. Com mais fachadas ativas nas cidades e bairros, os moradores da região possuem mais espaços de comércio e lazer acessíveis a pé, além de aumentar a segurança por haver mais pedestres e “olhos na rua”. Ainda, a economia local é estimulada!

Gostou do assunto? Você pode ver outros exemplos dessas fachadas AQUI.

Sinta-se sempre muito à vontade para nos visitar e tomar um bom café! Nossa sede fica na Rua Garibaldi, nº 1020, no Centro de Flores da Cunha.

 

Fotos do novo escritório: Cesar Augusto Paludo | Finestra Foto Criativa

Compartilhar: