12/12/2019

Cidades em Transformação chega a sua 4ª edição

Evento ocorre nesta sexta-feira, dia 13, e reúne especialistas em urbanismo de países ibero-americanos e convidados da comunidade

Um espaço para debater os desafios urbanos e também apresentar dados do projeto Viva São Pelegrino. Este é o cerne da quarta edição do  evento Cidades em Transformação, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (IDEMER), com o apoio da Rede CIRES. A atividade, que tem o Vivacidade como co-realizador, inicia às 13h30min desta sexta-feira, dia 13, no Pátio Eberle, em Caxias do Sul. 

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, os trabalhos já iniciaram com um grupo de convidados e com apresentações do trabalho realizado no Viva São Pelegrino. Uma das coordenadoras do projeto, a engenheira civil e doutora em Urbanismo Giovana Ulian, ressalta que todo o trabalho vem sendo conduzido a partir da comunidade, sendo essa a sua principal inovação. A reta final buscou um engajamento popular e a certeza de que quem mora, trabalha, estuda ou frequenta a região de São Pelegrino vê sentido neste trabalho. ‘Trabalhamos a partir da comunidade, não chegamos com algo pronto e fechado, elaborado por técnicos. Esse é um dos grandes diferenciais do projeto Viva São Pelegrino e estamos buscando validação no evento que temos nesta semana’, explica. 

Já amanhã, dia 13, o evento é aberto para toda a comunidade e vai debater ações urbanas que provoquem melhoria na qualidade de vida. “Além das palestras com especialistas renomados que integram a Rede Cires, nós também apresentaremos o que produzimos e coletamos de dados durante a fase dois do Viva São Pelegrino’, complementa Giovana.

A etapa do dia 13 tem, também, esse objetivo: capacitar as pessoas para que participem com conhecimento da construção de um novo lugar para elas viverem”, conclui.

Serviço

O que: seminário Cidades em Transformação

Quando: dia 13 de dezembro, das 13h às 19h

Onde: Pátio Eberle (Rua Sinimbu, 1670)

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Inscrições: www.sympla.com/idemer

Programação
13h30min – Recepção e credenciamento
14h – Abertura e apresentação do projeto Viva São Pelegrino
14h30min – Apresentação da pesquisa sobre a percepção do espaço público de São Pelegrino, por Suelen Bebber, e do diagnóstico empresarial feito pelo Sebrae, por Leonardo Rafael Adami
14h50min – Apresentação Rede Cires e Sustentabilidade Urbana, por Cristina
15h20min – Palestra Daniel Orellana “ Evaluación de la qualidad del espacio público y urbanismo tático”
15h50min – Palestra Marcelo Ignatios – “Até onde podemos com a cidade que queremos?”
16h20min – Intervalo
17h – Palestra Ivan Cartes – “Participación ciudadana y revolución urbana”
17h30min – Apresentação e validação das diretrizes para a próxima etapa do projeto Viva São Pelegrino
18h – Espaço para debate

Os palestrantes

Cristina Engel de Alvarez
Arquiteta, com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Além de professora e pesquisadora na Universidade Federal do Espírito Santo, é atualmente Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Espírito Santo. Sua principal área de atuação é nos temas relacionados à sustentabilidade no ambiente construído e no desenvolvimento de tecnologias construtivas para áreas inóspitas, com cerca de 400 artigos publicados.

Daniel Orellana
Professor principal da Universidade de Cuenca (Equador) e co-fundador do LlactaLAB – Sustainable Cities Research Group. Sua pesquisa foca em Análise Espacial e Geoinformática (SIG), Geografia Urbana, Mobilidade Sustentável e interações entre humanos e meio ambiente. É especialista em uma ampla gama de métodos e técnicas para análise espacial, análise urbana e geoinformação. Atualmente, conduz um projeto de pesquisa sobre a análise do comportamento espacial de ciclistas e pedestres.

Marcelo Ignatios
Arquiteto e urbanista com especialização em Desenvolvimento Imobiliário. No setor privado, atuou no segmento de loteamentos de bairros planejados. Na área pública, tem experiência de mais de 10 anos em planejamento urbano e habitação de interesse social (HIS), sendo que desde 2013 colabora na prefeitura de São Paulo, empresa municipal SP-Urbanismo. Foi responsável pela realização dos estudos econômicos no âmbito do novo Plano Diretor Estratégico (Lei n. 16.050/14), da revisão da lei de zoneamento (Lei n. 16.402/16) e das operações urbanas consorciadas, aferindo e simulando cenários de transformação urbana, e realizando projetos de parcerias público-privadas. Em 2017, fundou a consultoria Alimento Urbano, com a finalidade de assessorar empresas e municípios em planejamento urbano e projetos envolvendo as cidades.

Ivan Cartes
Arquiteto, professor do Departamento de Planejamento e Design Urbano e pesquisador Fondecyt, Conicyt-British Council e University of Bio Bio (Chile). Suas principais áreas de pesquisa estão relacionadas ao planejamento e à reconstrução urbana sustentáveis. É autor de publicações em revistas nacionais e estrangeiras sobre temas como instrumentos de planejamento territorial, sustentabilidade e gestão de riscos urbanos. Sua prática acadêmica e profissional desenvolveu-se em torno do planejamento urbano como uma ferramenta para melhorar o habitat, com uma abordagem sustentável e na criação de oportunidades para quem precisa e deve ser incorporado às cadeias de desenvolvimento socioeconômico, que envolve o desenvolvimento urbano. 

Compartilhar: