09/09/2021

Caxias do Sul promove ação para humanizar e resgatar a autoestima da cidade

Fazer um resgate da autoestima e dos cuidados com a cidade é o principal objetivo do Luz, Cor e Flor, projeto lançado pela Prefeitura de Caxias do Sul e que deverá se tornar um programa permanente na cidade. Comunidade, entidades, poder público e cidadãos são convidados a atuar continuamente em ações pensadas para recuperar a cidade, deixá-la mais limpa, mais humanizada e mais agradável de se viver.

O projeto é coordenado pela vice-prefeita, Paula Ioris. “Queremos proporcionar o resgate da autoestima da cidade por meio da união de secretarias municipais, entidades e comunidade. Vamos mobilizar os bairros com envolvimento das Amobs, escolas, clube de mães, empresas, etc. Caxias já foi reconhecida como cidade mais limpa do Estado e a quinta mais limpa do país. Hoje temos 1,2 mil lixões cadastrados pela Codeca. Precisamos reverter isso, recuperar a nossa cidade”, resume Paula.

O Luz, Cor e Flor tem duas principais ações. A primeira será desenvolvida cada vez em uma região da cidade. O início de cada ciclo se dará sempre com encontro de lideranças em cada região para apresentar o programa e as ações. Será feita uma força tarefa que durará 15 dias em cada bairro/região, com a realização de reparos em calçadas, praças, recuperação de sinalização, plantio de flores, poda, etc. Também será retomado o Bota-Fora da Codeca, passando pelas principais ruas da localidade. O Bota-Fora é uma ação concentrada de recolhimento de entulhos de qualquer tipo como móveis velhos, garrafas, pneus velhos, galhos de árvores, restos de material de construção.

Fotos evidenciam as ações com registros de antes e depois do programa passar por alguns espaços públicos de Caxias do Sul.

 

O primeiro Dia D do programa Luz, Cor e Flor será neste sábado, dia 11. Haverá um drive-thru de coleta de resíduos (eletrônicos, isopor, raio x, vidros de bebidas, óleo, cápsulas de café) e distribuição de mudas, das 9h às 13h, na Praça Dante Alighieri, em frente à Casa da Cultura. A atividade é uma parceria do movimento Lixo Zero e do grupo Eco Vida Villagio.

 

Família doa mudas de Carvalho
Neste sábado também será feito o plantio de mudas de Carvalho, doadas ao município pela família Sozo. O pai Rodrigo conta que na época em que a família morava em Nova Iorque, os filhos Stefano, de 11 anos, e Gustavo, de 8 anos, colheram sementes de Carvalho Americano no Central Park. As sementes viraram mudas cultivadas pelo avô em Vacaria e agora foram doadas à cidade para o plantio em diferentes pontos como na prefeitura e no Ecoparque.

Acompanhados do pai Rodrigo e do primo Tiago, os pequenos Stefano e Gustavo visitaram a vice-prefeita, Paula Ioris, para fazer a doação das mudas de Carvalho.

 

Iniciativas que valem a pena ser divulgadas e usadas como exemplo, tanto de Caxias como da família Sozo. Cuidar da cidade onde moramos também é cuidar de nós e das pessoas que gostamos.

Compartilhar: