10/05/2018

Casa sustentável

Mais do que falar, é preciso fazer. O casal australiano Geoff Carroll e Julie Young comprovou essa questão. Eles oreintam seus clientes a lidar com os desafios da hiperurbanização e das mudanças climáticas. E decidiram aplicar suas orientações na sua própria casa.

Instigados pelo desafio de criar um ambiente autossustentável que funcionasse, e bem, em uma cidade grande. Assim, seguindo o conselho de um arquiteto contratado, eles demoliram sua antiga casa e construíram uma nova do zero, no mesmo local, em Alexandria, na região metropolitana de Sidney.

A nova casa, foi construída com um jardim interno com o intuito de projetar uma iluminação natural em diversos cômodos.

A moradia agora conta com um jardim de permacultura, com uma mini lagoa com peixes que garante o funcionamento do ecossistema de um jardim vertical. O ciclo se completa por plantas que filtram a água.

Há também um galinheiro. Assim, o casal pode se alimentar com produtos colhidos na própria horta, e ainda dividir parte da comida com as galinhas, que lhes provêm ovos e fertilizam a terra.

Outra proposta sustentável da casa é o aproveitamento de água. A calha possui uma corrente interligada a um tanque de armazenamento de água de chuva, que é utilizada na lavanderia, nos banheiros e no jardim. A eletricidade provém da captação de luz solar.

 

Compartilhar: