20/02/2014

As cidades de Jorge Wilheim

O post dessa semana no blog é dedicado ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, que faleceu na última sexta-feira, 14 de fevereiro, deixando um legado de projetos, obras e conceitos que se tornaram referência nacional.

Você pode até não saber, mas muitos cartões postais brasileiros foram concebidos por ele. De sua prancheta saiu, por exemplo, o projeto de reurbanização do Parque Anhembi (1967-1973) e do Vale do Anhangabaú (1981-1991), ambos em São Paulo. Wilheim é considerado um dos renovadores da urbanística por suas contribuições pioneiras, como a criação dos Planos Diretores e a preocupação com o impacto ambiental dos projetos. É dele também a assinatura de vinte planos urbanísticos aclamados, destacando-se os de Curitiba, Natal, Goiânia, São Paulo, Campinas e São José dos Campos.

Na arquitetura, a marca do mestre pode ser percebida no traçado do Teatro de Artes Israelita Brasileiro (TAIB), da sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do centro de diagnósticos do Hospital Albert Einstein, entre outros.

Confira algumas obras deste grande pensador das cidades brasileiras e até semana que vem!

Mais fotos:

Compartilhar: