29/09/2016

Arte em crochê

“Vivemos tempos desafiadores, em um mundo de mudanças e cheio de conflitos, guerras e desastres naturais. Mas eu gosto de pensar que também é um mundo cheio de amor”.

Com esta frase, a artista polonesa Agata Olek descreve as razões pelas quais resolveu convidar refugiadas sírias e ucranianas para sua mais nova intervenção. Utilizando crochê em um tom vibrante de rosa, a artista revestiu casas bombardeadas nas cidades de Kerava, na Finlândia, e de Avesta, na Suécia.

O material, produzido manualmente, cobriu as residências do telhado ao chão com tramas de padrões florais e geométricos. Em pouco tempo, as casas antes abandonados ganharam vida e passaram a ser um símbolo de esperança e trabalho em comunidade, em uma espécie de protesto – silencioso, mas cheio de cor.

Olek é uma das mais importante artista da atualidade no ocidente trabalhando com crochê. Seu trabalho envolve intervenções urbanas, performances, vídeos, esculturas e instalações, sempre em torno do crochê que é feito com materiais diversos e não somente com lã ou linha.

Para conhecer mais do trabalho da artista de 35 anos, radicada nos Estados Unidos, acesse: https://oleknyc.com

Confira algumas imagens da intervenção em crochê nas casas bombardeadas:

Mais fotos:

Compartilhar: