11/03/2021

A transformação das nossas cidades se conjuga no feminino

No Brasil, em 2019, 97% das mulheres afirmaram já ter sofrido importunação sexual nos espaços e transportes públicos.

Na semana do Dia da Mulher, esse número assusta, não é mesmo? Mas mesmo diante dessas situações, existem respostas fortes, criativas e diversas que merecem ser compartilhadas!

A dica de hoje do Blog da Oli é sobre a série de podcasts ‘Mulheres que transformam a cidade’, apresentada por sete mulheres brasileiras que falam sobre os temas de planejamento urbano, segurança nos espaços públicos, direito à cidade para todas e todos, acessibilidade, mobilidade, e participação cidadã no processo de construção dos nossos bairros e espaços urbanos.

Os episódios são publicados todas as segundas-feiras e ficam disponíveis também no Blog Ideação, permeando assuntos como políticas públicas urbanas, diversidade e direito à cidade, profissões urbanas, tudo relacionado a gênero.

Segurança, confiança e apoio mútuo são elementos-chave para gerar espaços urbanos agradáveis e movimentados. Estes valores podem ser disseminados a partir do trabalho de fortalecer os laços sociais dentro da comunidade, do aumento da participação de todos na cidade e do respeito pelo direito à cidade para cada grupo.

Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) do Brasil, a iniciativa visa abrir um espaço de reflexão sobre as perspectivas feministas e interseccionais na concepção e gestão das cidades no Brasil.

Acompanhe e entenda esses desafios urbanos que envolvem gênero, de formas que muitas vezes nem nos damos conta. Nesta semana a Olimóveis Urbanismo promoveu uma ‘troca’ de convenção na sua placa de obra. Confere o vídeo AQUI!

 

Fonte: IdeAção

Compartilhar: