03/04/2014

A sensibilidade social de Shigeru Ban, ganhador do Pritzker de 2014

Todos sabemos que o Japão tem tradição em formar grandes arquitetos. Não surpreende, portanto, que o Pritzker de 2014, considerado o Oscar da arquitetura, tenha premiado um arquiteto do país asiático. Shigeru Ban é o mais novo profissional a ingressar no ‘Olimpo’ da arquitetura. Conhecido tanto por seus projetos privados quanto por obras públicas, Ban tem como marca registrada de seu trabalho a originalidade, sustentabilidade, economia e uso inteligente dos materiais. A dimensão humanitária é outro ponto importante de sua trajetória, já que há duas décadas o arquiteto japonês se dedica a visitar locais de acidentes e desastres naturais procurando entender as necessidades das vítimas, para depois construir abrigos e obras comunitárias.

O arquiteto é famoso por utilizar estruturas de madeira em seus projetos e por criar soluções inventivas, como os tubos de papel – feitos a partir de uma base de alumínio onde o papel reciclado é enrolado, colado e tratado com cera à prova de água – utilizados nas estruturas de seu primeiro projeto humanitário, os abrigos para os refugiados da guerra Civil de Ruanda, iniciada em 1994. A ideia foi tão útil que as Nações Unidas aplicaram os tubos na construção de diversas outras casas temporárias: para as vítimas do terremoto de Kobe, no Japão, em 1995, e de outros desastres ou conflitos na Turquia, na Índia, no Sri Lanka, na China, no Haiti, na Itália e nas Filipinas.

Se a ideia do prêmio, como afirma o seu júri, é ‘reconhecer arquitetos capazes de contribuir de maneira consistente e significante para a humanidade’, o Pritzker não poderia estar em melhores e mais sensíveis mãos.

 

Shigeru Ban é o sétimo japonês a ser premiado

A catedral de Christchurch, na Nova Zelândia, foi reconstruída utilizando a estrutura de tubos de papel, depois de um terremoto em 2011 que havia destruído a edificação.

Espaço interno do Paper Log House, utilizado em Kobe, no Japão depois do terremoto de 1995

Haesley Nine Bridges Golf Club House, 2010, Coreia

 

Paper Concert Hall, 2011, Áquila, Itália

Paper Log House, abrigo temporário na Índia, em 2001

Mais fotos:

Compartilhar: