11/01/2018

538KM de bike com descanso na praça

A Praça do Villa Toscana é um espaço público que, desde o final de 2016, está disponível para a comunidade. A área foi criada para as pessoas com o intuito de promover ainda mais as relações e os encontros. Localizado em Flores da Cunha, no acesso principal do loteamento Villa Toscana, pela avenida 25 de julho, o espaço tem sido movimentado, especialmente pelos esportistas que utilizam a ciclovia da via.

Entre eles, o auxiliar de engenharia e ciclista, Diego Tonet, 30, que tem a praça como um ponto de passagem frequente nas suas pedaladas e que descobrimos pelos seus registros no seu perfil no Instagram @diego_tonet.

A foto foi postada no dia 30 de dezembro, pra marcar a conclusão do desafio do jovem no Festive 500, desafio proposto pela marcar Rapha que instiga ciclistas do mundo todo a percorrer 500km em 8 dias, de 24 a 31 de dezembro. Como mostra a legenda, Diego ultrapassou a marca, com 538km percorridos.

Adepto aos passeios de desde a infância, foi em 2016 que ele resolveu investir em uma nova bike e se dedicar ao ciclismo. Ele conta que costuma fazer uma média de 100 km por semana. “No verão, como os dias são mais longos, pedalo quase todos os dias. Dificilmente pedalo menos de 40km, chegando até 200km ou mais num só dia. Meu maior percurso foi 251km num dia”, conta.

Desafios

Adepto ao Strava, app que regista atividades e compara seu desempenho ao longo do tempo, ele descobriu o Festive500 e outro desafios como o Gran Fondo (que estimula a pedalar cerca de 100 km em um mês) e o Cycling Climb Challenge (que desafia a atingir uma altimetria de 8500m por mês). “Algo fácil de atingir para nós que moramos na Serra Gaúcha”, destaca Diego.

Parada no Villa Toscana

Para Diego, pedalar é uma forma de acompanhar o crescimento da cidade e conhecer novos lugares. A Praça do Villa Toscana virou ponto de passagem, já que Diego utiliza frequentemente a ciclovia. “É um lugar muito bonito, aconchegante. Convida para fazer uma pausa para descansar, deveria haver mais lugares assim pela cidade! Quando quero ver um pôr do sol incrível, subo até o Mirante e dificilmente saio de lá sem alguma foto!”, diz.

Diego Tonet contemplando a vista na Praça do Villa Toscana.

Além da ciclovia, Diego conta que aproveita muito os trajetos pelo interior. Ele costuma fazer uma volta, saindo do Centro, passando por Otávio Rocha, Linha 60, São Gotardo, retornando para o Centro.

O que mais o atrai no esporte é a sensação de liberdade. “Poder conhecer lugares novos, muitos nos quais é impossível ir de carro. Vejo o ciclismo como uma prática saudável, afinal, a bicicleta é uma máquina fantástica, que com pouco custo te permite ficar em forma, ter boa saúde e ainda poder usá-la como meio de transporte para o trabalho e para lazer. Sem falar nas inúmeras amizades criadas durante as pedaladas”, indica.

Fotos: Diego Tonet

Mais fotos:

Compartilhar: