02/07/2020

Urbanizar para melhorar a vida nas cidades

Nesta semana você deve ter visto diversas notícias sobre as chuvas que causaram estragos pelo Rio Grande do Sul. Um grande volume de chuva em um curto período e aliado a ventos fortes é sempre sinal de prejuízo.

E se não podemos decidir como o clima irá se comportar, sem dúvida podemos pensar em formas de absorver esses fenômenos e evitar problemas, como as enchentes, por exemplo. Uma urbanização sustentável e inteligente para melhorar a vida nas cidades, sejam elas grandes metrópoles ou cidades do interior.

Um exemplo disso que está bem próximo de nós é o lago que fica no Parque Romano, no Loteamento Villa Romana, projeto da Olimóveis Urbanismo em Flores da Cunha.

O espelho d’água, que deixa o parque com um visual incrível, tem uma função técnica muito importante. Ele funciona como um reservatório que auxilia na contenção de cheias, evitando uma sobrecarga no sistema de drenagem em dias de chuvas intensas.

Com 6,4 mil metros quadrados, o lago tem volume permanente de água de 7 milhões de litros – em períodos de cheias sua capacidade vai até 10 milhões de litros. Só nesta semana, o nível da água subiu mais de 60 centímetros, aliviando esse volume da estrutura de drenagem das ruas do loteamento.

No Parque Romano, o nível de água do lago subiu mais de 60 centímetros nas chuvas da semana.

 

Veja outras soluções possíveis para diminuir os riscos de enchentes nas cidades:

Aumento de áreas verdes
Essas áreas dão vazão ao escoamento da água da chuva, seja pela absorção do solo ou ainda pela interceptação da chuva na vegetação. Isso evita que a rede de drenagem ou rios e córregos sejam saturados. Então, quanto mais espaço verde, melhor! Um solo não pavimentado pode absorver até 90% da água da chuva.

Telhados verdes e jardins de chuva
Numa edificação, uma boa solução para aumentar a área verde é a instalação de coberturas com vegetação. Os famosos telhados verdes, além de lindos, são ótimos para reter a água pluvial.
O mesmo acontece com os jardins verticais, que em locais onde não existem muitas áreas horizontais para acrescentar vegetação, aparecem como uma alternativa verde para frear também a velocidade da água no momento da chuva.

Captação e aproveitamento da água da chuva
A captação e aproveitamento da água da chuva não só diminui o volume que vai para a rede de drenagem como também permite diminuir o consumo de água potável para usos não potáveis, como irrigação de jardins e nos vasos sanitários.

Pavimentos permeáveis
Os pavimentos permeáveis são uma ótima alternativa para áreas destinadas a pátios e estacionamentos na detenção e infiltração da água da chuva.
Esses pavimentos, que podem ser de concreto permeável, asfalto poroso ou blocos de intertravado, permitem a infiltração da água da chuva de forma mais tranquila.

Praças inundáveis
São áreas projetadas de forma a funcionar como reservatórios de água durante um evento de chuva e no restante do tempo funcionam como praças ou espaços de lazer. São projetadas normalmente com degraus e com sistemas para esvaziar em torno de meia hora depois que a chuva para.

Compartilhar: