04/12/2012

Voo Livre é tema de novo pórtico em Sapiranga – RS

Asas-deltas chamam a atenção de quem passa pela cidade na RS-239

A rosa, tradicional flor símbolo de Sapiranga, recentemente deu lugar a outro emblema do município: o voo livre. Construído nos últimos meses, o novo pórtico de acesso da cidade do Vale do Sinos traz em si a marca deste esporte, que costuma ser praticado com muita frequência no Morro Ferrabraz, principal ponto turístico sapiranguense. A modalidade esportiva, por sinal, faz o município ganhar cada vez mais destaque em âmbito nacional, visto as várias provas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre que já ocorreram no local.
O modelo do novo pórtico de Sapiranga foi escolhido através de um concurso popular, realizado em 2010, quando mais de 16 projetos foram apresentados para um júri, formado por uma comissão de servidores municipais e representantes de entidades. Os temas de inspiração sugeridos na disputa foram a rosa, o voo livre, a batalha dos muckers, o sapato feminino e a bicicleta, todos estes, conceitos relacionados ao dia a dia e a história da cidade. A ganhadora do concurso foi a arquiteta Márcia Wingert.
“A proposta valoriza o principal ponto turístico da cidade, o Morro Ferrabraz, que juntamente ao voo livre, é o diferencial para chamar a atenção de turistas de todo o RS e Brasil”, frisa Márcia.
Agora, portanto, quem passa pela RS-239, perto da divisa de Sapiranga com Campo Bom, pode apreciar a nova obra, que conta, inclusive, com iluminação especial à noite. O projeto luminotécnico, com luzes de led e sistema RGB, foi elaborado pelo arquiteto Eduardo Becker, especialista na área. Os efeitos luminosos proporcionam troca de cores, que serão feitas de acordo com datas comemorativas do município, estado e país.
O responsável fiscal pela obra, foi o engenheiro da prefeitura, Rafael Breyer, com auxílio da arquiteta do poder público, Camila Reichert. A Secretaria da Segurança Pública e Mobilidade Urbana também foi essencial durante a colocação das duas asas-deltas, sinalizando de forma eficiente a RS-239 e arredores. Os recursos para a construção do pórtico foram conquistados via emendas parlamentares, com contrapartida da prefeitura municipal.

Felipe Laux
Jornalista – MTB 15128
Prefeitura de Sapiranga
Fones: (51) 9164-4596 / (51) 9858-5355

Compartilhar: